Forum

Forum Navigation
You need to log in to create posts and topics.

Entrevista com o Boss Hunter: Yalthus


Olá Yalthus! Que bom que você concordou em nos dar uma entrevista! Primeiro, diga-nos quem é Yalthus na vida real.

Olá. É um prazer participar dessa entrevista para o Tibia Bosses .Eu jamais conseguiria dizer não apesar de ser uma pessoa reservada. Meu nome é Bernardo, tenho 28 anos e moro no litoral do Brasil, em Salvador, Bahia.

O que você gosta de fazer além de jogar Tibia?

Nada fora do normal, gosto de ouvir música, assistir filmes e séries, ir ao cinema, sair para almoçar ou jantar, viajar, ir à praia, estar com a família, conhecer novas culturas, gosto de assuntos relacionados a tecnologia, marketing, idiomas, jogar tênis ou praticar corrida, etc. Estar em boa companhia é o mais importante.

Bom, vamos às perguntas sobre o jogo. Como o Tibia entrou na sua vida?

Conheci o jogo durante uma viagem em meados de 2003. Uma Lan House chamou a atenção, todos ali estavam jogando Tibia, interagindo, dividindo aventuras e mostrando o que já haviam conquistado. Nos primeiros anos só pude jogar durante as férias escolares. Premium Account era algo difícil de ser adquirido por ser necessário um cartão de crédito internacional e naquela época existia muito receio com relação ao mundo da internet. Só em 2004 consegui a minha primeira Premium Account por meio de um revendedor oficial e a partir daí a minha aventura tibiana realmente começou. Pude acompanhar o lançamento de novas cidades como Ankrahmun, Darashia e Port Hope, participar do primeiro mundo com um servidor localizado no Brasil (Tenebra) mas o principal fator que me deixou maravilhado com o Tibia foi a possibilidade de comunicação com outras pessoas de qualquer parte do mundo em tempo real.

Conte-nos algo sobre sua rotina no Tibia. Que maneira de jogar você acha que melhor descreve seu personagem? Charlover, jogador de RPG ou talvez você goste de subir de nível regularmente?

Eu não tenho uma rotina que sigo durante anos, é algo que vai mudando de acordo ao meu foco no Tibia mas o que nunca falta é algo relacionado a bosses, seja uma rotação de bosses de alavanca ou um simples boss check. Não conseguiria me definir com uma única característica, gosto de vários aspectos do jogo. Subir de nível regularmente é algo que gosto bastante mas nunca foi o meu maior foco, prefiro a parte de me desafiar a tentar dar o meu melhor durante as team hunts porém sem fazer muita loucura porque também tenho o meu lado charlover e nao gosto de ver o meu char morrendo.

Se você está aqui, significa que você ama os bosses do Tibia tanto quanto nós! Como começou sua aventura de Boss Hunter?

Meu real interesse e dedicação por bosses começou em meados de 2014 quando encontrei a minha primeira Midnight Panther. Na época jogava via Flash Client. Durante anos me dediquei somente a Midnight Panther, Undead Cavebear e Crustacea Gigantica. Gostava da sensação de encontrar e de poder chamar amigos para domar essas criaturas. Outros bosses e invasões mais profitaveis, como a invasão de Orcs na torre de Femor Hills demoraram para despertar interesse, mesmo com amigos como o Victor Simões (Joshua Aion) tentando me incentivar.  Por diversas vezes, eu continuava preferindo buscar a Midnight Panther e Undead Cavebear. Somente em 2020, realmente comecei a minha saga boss hunter com o intuito de completar uma coleção de itens equipáveis no body-slot (fonte de luz) então precisei aprender tudo sobre Zushuka, Shlorg, Ocyakao e Tyrn, que possuem as recompensas que estava buscando.

Você tem seus boss hunters favoritos? Ou algum que o inspira? Alguém encorajou você a começar?

Joshua Aion (Victor Simões) foi a pessoa que mais me incentivou a ampliar a minha saga boss hunter, mesmo com toda a minha resistência no início. O Victor dropou um lendário Amazon Helmet na invasão de Orc na torre de Femor Hills em 2017 e muitos outros rares. Outros boss hunters que me inspiram de diversas formas, seja pela sorte nos drops ou pela dedicação e constância são: BomdraxCelfuriosHarley Quinn WitchRhandy SawyerSir AlvimFlor BelinaPotenrzny Genjurz e muitos outros. Todos me inspiram de alguma forma e me incentivam na minha saga.

Qual é a sua relação com outros boss hunters no servidor? Há algo que você gostaria de mudar nesse sentido?

No meu caso existe uma diferença pré e pós a implementação do Bosstiary no jogo. Antes do Bosstiary eu costumava fazer tudo sozinho. Se encontrasse outro boss hunter durante algum check eu simplesmente ignorava e seguia o meu caminho, afinal existe espaço para todos e isso nunca me fez tentar prejudicar outros boss hunters. Nunca estive de acordo com alguns comportamentos que parecem normalizados na comunidade como tentar lurar monstros ou fazer que outro boss hunter acredite que determinado boss já foi encontrado, como por exemplo acender os basins do Shlorg. Após a implementação do Bosstiary a minha relação com outros boss hunters mudou, a concorrência aumentou bastante no início porque muitos players se sentiram motivados e decidiram explorar esse novo aspecto do jogo então a melhor opção é unir forças, determinar algumas regras para boa convivência e trabalhar coletivamente. Então hoje em dia se identificamos algum boss hunter durante nossos checks tentamos trazer esse player para o nosso grupo.

Conte-nos algo sobre suas maiores conquistas e o saque que você mais gostou!

Sinceramente o drop que mais me surpreendeu foi uma falcon greaves do Preceptor Lazare, mini boss dos Falcons. Quando aconteceu eu já entendia a raridade do drop e a sorte que significava. Um drop que só entendi depois de um certo tempo foi o Sun Mirror do Tyrn que consegui na tentativa de número 6, então quando ouvi relatos de outros boss hunters com mais de 20 ou 30 tentativas sem sorte tive uma maior noção do quão difícil é esse drop.

Você vende seus itens saqueados ou os mantém como lembranças de suas aventuras?

Guardo os itens como recordação, também vale lembrar que a minha saga boss hunter realmente começou a partir do desejo de colecionar todos os itens de fonte de luz, e mesmo que eu tenha diversas cópias do mesmo item prefiro mantê-los comigo, com raras exceções. Os únicos itens que me desfaço são as recompensas dos bosses de alavanca.

E há alguma falha que você teve neste campo? Alguma má sorte em particular que aconteceu com você enquanto verificava os bosses?

Acredito que todo boss hunter compartilha da mesma má sorte de verificar um boss e momentos depois outra pessoa encontrá-lo, mas isso é algo normal. Como falei no início, existe espaço para todos, então não seria legal querer tentar monopolizar determinado boss. Claro que já aconteceu inúmeras vezes de perder algum boss por questão de minutos mas faz parte. Situações como checar o The Welter e encontrar apenas os seus summons ou checar o Shlorg e encontrar os carvões no piso é algo que vai acontecer na vida todo boss hunter.

Conte para nós um fato engraçado ou triste da sua vida de boss hunter.

Em duas ocasiões tive a sorte de achar a Midnight Panther e depois em questão de 20 a 30 minutos encontrar o The Welter. Entendo que o cooldown da Midnight Panther seja baixo e que isso torne essa possibilidade mais fácil, mas a grande questão é que eu já estava contente só de ter achado a pantera, então esse bônus de encontrar o The Welter em seguida é incrível. Espero que volte a se repetir.

Existe algum que você queira que ainda não saqueou?

Sim, muitos! Se pudesse escolher seria um item do Amazon set da invasão de Orcs na torre de Femor Hills. Um dia!

Cada um de nós boss hunters temos vários teorias sobre nascimentos, horários, padrão e etc. Você tem alguma que queira compartilhar conosco?

Não tenho uma teoria maluca com relação a horários ou padrões sobre nascimentos de bosses. Acredito fielmente na relação entre floor resets em conjunto com a janela de chance de cada boss. Claro que isso não se aplica a algumas invasões que não podem ser impedidas pelo bloqueio de floor resets como a do Yeti. Acho que a Makadamia explicou muito bem essa questão do floor reset aqui no fórum do TibiaBosses, vale a pena conferir!

Além da teoria sobre os bosses, você tem alguma teoria sobre o loot? Algum item especial que você acredita ser de um boss, mas ainda não saqueou?

Sinceramente não tenho e nem acredito em nenhuma teoria. O único drop que ainda me deixava com certa dúvida era o Bunnyslippers do Yeti que foi looteado pelo Grove Max em Celesta (Gratz!).

O que você sente falta no jogo, sendo um boss Hunter? Você tem alguma ideia interessante que a CipSoft poderia mudar ou adicionar para tornar nossas aventuras com bosses mais interessantes?

Sinto falta de mais bosses de rara aparição, mesmo que não possuam um loot valioso ou um item que sirva de decoração. Issavi e Marapur foram implementados nos últimos updates e não tivemos nenhum novo boss de check. Espero que o mesmo não aconteça com a nova ilha de Oskayaat.

Qual seu boss favorito?

Furyosa.

Você tem alguma dica para o jogador que está começando na vida de boss hunter?

Procure um grupo de boss hunters no seu servidor e tente unir forças para não perder oportunidades e fazer com que a sua jornada seja mais fácil. Claro que devem existir regras em bosses com drop raro. Também é preciso ter paciência durante os checks e acreditar que a sua vez irá chegar. Recebo mensagens pedindo dicas para encontrar determinado boss e às vezes é difícil fazer as pessoas entenderem que existe muito check e tempo investido por trás das conquistas.

Como o nosso site o ajudou a verificar os bosses? Como você conheceu o TibiaBosses.com?

Conheci o TibiaBosses.com através de amigos e o site ajudou a aumentar o meu leque de bosses que poderia checar. Também, no fórum do TibiaBosses.com consegui dicas de outros boss hunters e encontrei inspiração para continuar a minha saga.

E agora sobre a nova funcionalidade do Bosstiary. O que você achou da ferramenta? Acha que foi uma boa implementação?

Foi uma boa implementação, colocou muitos bosses que estavam esquecidos em evidência e despertou o interesse por bosses em muitos jogadores.

Qual o impacto do bosstiary na vida de um boss hunter como você? Ela afetou sua rotina?

O bosstiary me fez começar a checar bosses que antes não despertavam tanto interesse, então tive que aprender mais sobre outros bosses.

Quais as vantagens e desvantagens que você vê sobre o Bosstiary?

A maior vantagem que o bosstiary me trouxe foi a possibilidade de exibir o podium dos bosses que mais gosto na minha house e com isso de alguma forma tentar incentivar outros jogadores a iniciar a sua saga boss hunter. Com relação às desvantagens considero que não existe nada de negativo.

Você está focado em acumular pontos?

Não, deixo os pontos e a lista de highscores como consequência da jornada. No momento tenho 8000 pontos de bosstiary.

Você participa de algum grupo focado em Bosstiary? Ou, além dos bosses de alavanca, você caça os bosses sozinho?

Sim, participo de dois grupos em dois servidores distintos (Yonabra e Gladera) e considero que devem existir regras básicas para uma boa convivência entre todos.

Passando agora para a parte artística, mais um de seus interesses. No passado, você encomendou um belo desenho de Paulo Silvente. Você poderia nos contar um pouco mais sobre ele?

Tibia fanart by Paulo Silvente

Sim, em 2022 encomendei um desenho de Paulo Silvente como lembrança de aniversário de um grande amigo que joga comigo há alguns anos. Neste ano, para a mesma ocasião, encomendei uma arte de Titan of Tsunami. É uma forma de eternizar algumas memórias e continuarei a fazer encomendas para ilustrar momentos da minha saga no Tibia.

Pixel art doll by Titan of Tsunami

Pixel art doll by Titan of Tsunami

Você está planejando fazer mais encomendas interessantes no futuro?

Não quero dar muito spoiler mas a seguinte encomenda será com Gustavo Santiago e terá algum cenário com um determinado boss do jogo.

O Tibiabosses agradece sua participação!! Algum recado final para nossos leitores?  

Agradeço pelo convite e como recado gostaria que, com essa entrevista, mais jogadores se sentissem motivados a trilhar seu caminho como boss hunter. E Hail Tibia Bosses!

Nós também agradecemos muito pelo seu tempo e pela inspiração que você proporcionou nesta entrevista, e mal podemos esperar para ver suas futuras aventuras com bosses e, é claro, o novo desenho de Gustavo Santiago! Boa sorte!

É muito bom saber que o Tibia proporciona muitas formas de diversão! E procurar por bosses e criaturas raras é uma forma inspiradora de jogar! E lendo a entrevista percebi que todo esse processo envolve muita dedicação, aprendizado, paciência... não é algo fácil, mas ser um bosshunter é realmente admirável! Parabéns a todos pela entrevista inspiradora!  😀