Forum

Forum Navigation
You need to log in to create posts and topics.

Dark Secrets of Ekatrix the Black (Versão em Português)

English version

Polska wersja

 

 

Certamente a maioria de vocês já ouviu falar da The Tainted Souls Quest, que foi introduzida na atualização 10.80, que foi há 7 anos. Especialmente desde que o boss final desta missão - Ekatrix - entrou no Bosstiary, então tanto Tainted Caves quanto a própria missão ganharam popularidade recentemente.

Deixe-me lembrar brevemente sobre o que é a missão.

 

Devemos explorar as cavernas sob os pântanos de Venore e, usando o Sacred Antler Talisman, "resgatar" 100 Tainted Souls que uma bruxa misteriosa está usando para algum tipo de ritual de magia negra. Depois disso, podemos matar a bruxa - Ekatrix the Black e (se resgatarmos 100 Tainted Souls novamente) pode ser repetido a cada 20 horas. Na caverna, também, podemos encontrar um livro que explica detalhadamente o processo de amaldiçoar as almas, bem como sua redenção:

"Como amaldiçoar uma alma

Para amaldiçoar uma alma, prepare uma mistura, usando os seguintes ingredientes:

- as peles de sete sapos

- um crânio inscrito com runas

- uma essência demoníaca

- o pó de uma pérola negra esmagada

- óleo extraído e mantido em escuridão total

- três línguas de cobra

- a pata de um macaco preto

Unte uma vara de madeira de carvalho com esta mistura e adorne-a com treze rubis. Assim você cria uma varinha mágica capaz de amaldiçoar uma alma. Com a energia de uma alma contaminada, você é capaz de criar artefatos poderosos e feitiços poderosos.

Uma alma contaminada só pode ser redimida com um talismã sagrado. Para criar tal talismã, você precisa de uma parte de um animal pacífico, por exemplo, um chifre de veado. Primeiro enrole-o com a erva-estrela e depois regue-o com água benta.

escrito por Ekatrix the Black"

Assim redimimos 100 almas e matamos a bruxa má que estava por trás dessa prática terrível. Mas vamos nos perguntar. Que recompensa realmente recebemos? Nenhuma caixa de missão/recompensa, nenhum Achievement. Na verdade, apenas a oportunidade de matar Ekatrix, cujo saque bem... não é impressionante. Talvez devêssemos considerar se esta missão tem um segundo significado, uma continuação ou um final alternativo?

Faz alguns anos que comecei a visitar as Tainted Caves com bastante regularidade por causa do meu projeto de pegar o Stuffed Toad da Witch, e a consequente teoria segundo a qual ele pode ser obtido também de Ekatrix. Recentemente eu também fiz a quest 30 vezes enquanto ganhava pontos para o Bosstiary. Então posso dizer que conheço muito bem esta área e a pesquisa que fiz anos atrás foi útil enquanto escrevia este artigo. Vamos começar nossa análise olhando para um dos teasers da atualização 10.80, que dizia respeito à missão Tainted Souls.

Observe a aparência da caverna, voltaremos a ela em um momento. A descrição vista na seção 'Notas' do teaser também é muito intrigante em retrospectiva. "Não tenho certeza se matá-la será suficiente para remover a maldição". Na minha opinião, isso é uma alusão direta ao fato de que a missão não termina com a morte de Ekatrix! Sentindo a emoção ainda? Talvez estejamos perto de descobrir algo novo depois de 7 anos!

Agora, vamos olhar para a caverna em que enfrentamos Ekatrix.

Na captura de tela acima, marquei os objetos mais interessantes que podemos encontrar na caverna. Vou descrevê-los brevemente:

  • 2 prateleiras e um cesto de folhas. Um lugar ideal para algo dar respawn. Por exemplo, um item que seria uma pista. Infelizmente, toda vez que eu olhava lá eles estavam vazios.
  • "Skull candle". Colocado no que parece ser uma fogueira apagada. Não pode ser apagado ou recolhido. Objeto incomum.
  • "Skull" normal. Eu não escreveria sobre isso, à primeira vista é apenas uma caveira normal. Mas agora olhe para a captura de tela do teaser. Não está lá! Bastante suspeito.
  • "Large cauldron". Quase implora por algo para beber dele. Ou, pelo contrário, adicionar/inserir algo ali. Particularmente observando o item ao lado dele. Infelizmente parece que nenhuma interação é possível.
  • "Potion stand of blood". A primeira coisa que vem à mente é usá-lo no caldeirão. Mas é claro que isso não é possível. Em vez disso, podemos beber o sangue nele, derramá-lo ou encher o frasco com sangue novamente ou outro fluido.
  • Teleport de saída. Não é suspeito. Afinal, temos que sair da caverna de alguma forma. A única coisa em que consigo pensar é a possibilidade de que isso possa ter nos movido para algum outro lugar como resultado de alguma ação desconhecida que teríamos realizado na caverna.

Vamos voltar à questão de uma recompensa alternativa por completar uma missão. Em primeiro lugar, vamos considerar a solução mais simples possível - Stuffed Toad como saque de Ekatrix. Ou seja, uma chance de um item bastante valioso geralmente valendo cerca de 2kk, o que pode ser uma recompensa muito boa para uma missão tão diária.

Há apenas um problema - temos quase 28k mortes no Guildstats, e eu nunca vi uma captura de tela de alguém mostrando saquear um Stuffed Toad de Ekatrix. Eu também pesquisei na net e em todo o banco de dados de screenshots do Tibiabosses - de quase 16k de screenshots, existem apenas 8 de Ekatrix e nenhum deles mostra esse loot. Bem, isso levanta suspeitas.

E se o saque do padrão Ekatrix foi copiado 1:1 de uma Witch comum? Vamos também dar uma olhada nas estatísticas de saque de Witch da Tibiopedia:

Aqui temos quase 52 mil mortes (das quais pelo menos 15 mil minhas) e apenas 1 Stuffed Toad saqueado. Isso mostra que a classificação da raridade de loots terminando em muito raro em vários wikis tibianos não reflete a realidade. Este saque é extremamente raro. O que isto significa? Se o saque de Ekatrix for exatamente o mesmo que o saque de bruxa, então com 28k mortes é possível que ninguém tenha pego um Stuffed Toad. Parece que não podemos confirmar nem refutar essa teoria no momento.

O subterrâneo em si também vale a pena dar uma olhada, pois é bastante incomum. Não é de forma alguma um bom lugar em termos de experiência, mas certamente é interessante em termos de loot devido aos Gloom Wolves e o Gloom Wolf Fur, que é um item valioso para imbuir. Eu explorei minuciosamente os fragmentos do pântano que estão espalhados pelas cavernas. Eu tentei usar uma pá neles (sabendo que em certos lugares do Tibia é possível extrair itens do pântano), assim como pescar com uma vara de pescar. No entanto isso não produziu nenhum resultado visível.

Ao pesquisar a caverna final também notei um fato interessante. Bem, os Gloom Wolves têm um ataque de sangramento de área, que tem a forma de um X. E os 2 Gloom Wolves que sempre reaparecem na caverna junto com Ekatrix são ideais para alguma experimentação. Ekatrix não é imune a dano de sangramento. Então tentei matá-la com a ajuda de lobos. Ekatrix tem 500 HP e só temos 10 minutos para matá-la. Não é muito tempo para matá-la assim, então ajudei um pouco os lobos:

Eu me pergunto se os desenvolvedores que criaram a missão previram essa possibilidade de matar uma bruxa. Talvez você devesse tentar este método e conseguir matá-la inteiramente com lobos?

Eu também tentei fazer isso:

Mas falhou por falta de tempo. É factível, mas com 2 lobos batendo na bruxa simultaneamente. Isso seria muito difícil de configurar usando Fire Field. Além disso, os lobos se atingem com o ataque da área de sangramento, então você deve tomar cuidado, pois um pode ser facilmente morto por outro.

Vamos discutir mais uma teoria. Se dermos uma olhada nas entradas da Tibia Library para Tainted and Redeemed Souls, podemos notar alguns fatos interessantes.

"Se um mortal azarado se perde nos pântanos e encontra sua morte lá, muitas vezes sua alma não consegue encontrar a paz. Ele assombra os pântanos como um espectro ou luz fantasma em busca de paz e salvação. Essas almas infelizes podem ser capturadas e amaldiçoadas por bruxas ou feiticeiros malvados, transformando-se assim em almas maculadas que atacam agressivamente e com inveja tudo o que encontram. Há contos, porém, de que é possível redimir até mesmo essas almas contaminadas.

Tainted Souls têm 250 pontos de vida. Eles são imunes a dano de morte e não podem ser paralisados. Além disso, eles são fortes contra energia e danos físicos. Por outro lado, eles são fracos contra danos sagrados. Essas criaturas não podem ser invocadas nem convencidas.

Tainted Souls rendem 0 pontos de experiência. Eles raramente carregam itens com eles."

"Se alguém sabe como libertar uma Tained Souls , pode transformá-la em uma Redeemed Soul. As almas assim libertas são por todos os meios agradecidas ao seu libertador. Ao contrário das almas contaminadas agressivas, eles não são apenas pacíficos, mas até tímidos, por isso saem rapidamente e desaparecem logo após sua libertação.

Redeemed Souls têm 250 pontos de vida. Eles são imunes a dano sagrado e não podem ser paralisados. Além disso, eles são fortes contra energia e danos físicos. Essas criaturas não podem ser invocadas nem convencidas.

Almas redimidas rendem 0 pontos de experiência. Eles não carregam nada com eles."

O que acho mais interessante é o trecho da descrição de Redeemed Soul:

"Souls delivered in such a way are by all means thankful towards their liberator."

"As almas assim libertas são por todos os meios agradecidas ao seu libertador."

E se as almas presas na jaula tiverem alguma função a desempenhar na sala do boss? Talvez se Ekatrix entrasse em contato com as Redeemed Souls teria algum efeito inesperado? Vamos verificar. Devemos lembrar, no entanto, que as Redeemed Souls desaparecem 30 segundos depois de aparecer. Portanto, temos pouco tempo para testá-lo.

Infelizmente não percebi que a presença próxima das Redeemed Souls teve algum efeito sobre Ekatrix. Mas talvez precise ser feito de forma diferente e/ou usar essas almas de forma diferente.

Para concluir, deixei algo que descobri por acaso e que teoricamente poderia ser algum tipo de pista para a continuação da missão Tainted Souls.

Quando somos levados para a caverna com Ekatrix, na gaiola no canto superior esquerdo, encontrar algumas Tainted Souls. Isso é o que geralmente se parece:

Mas acontece que nem sempre é assim! Eu visitei esta sala cerca de 100 vezes, mas a seguinte situação aconteceu comigo apenas uma vez - Tainted Souls não estavam na gaiola!

Eu percebi isso depois de algum tempo porque eu sempre mato Ekatrix primeiro e depois uso o Sacred Antler Talisman em almas em uma gaiola. E ainda assim eles não estavam lá.

Eu só tenho a SS acima, mas você pode notar que meu questlog não mostra que eu comecei a redimir almas novamente. Eles não estavam na sala.

Também consegui encontrar um vídeo no youtube que mostra tal situação. Dê uma olhada:
https://youtu.be/nYEDQ1cUAWM?t=1463

O que isto significa? Não parece um bug para mim, mas sim um mecanismo estranho que aciona muito raramente. Será que a sala, ou a própria bruxa, tem algum tipo de propriedade alterada no caso de Tainted Souls não estarem lá logo depois de entrarmos? Acho que isso é uma espécie de prova de que nem tudo sobre essa busca ainda é completamente conhecido e investigado. Tenho tentado repetidamente recriar tais circunstâncias para investigar melhor, mas sem sucesso. Eu também notei que, se em uma caverna vazia estivermos na parede sul, 2 almas reaparecem em uma gaiola. Essas são propriedades realmente muito estranhas para uma "sala de boss", você não acha? Por último, mas não menos importante, as Tainted Souls enjauladas podem ser influenciadas:

 

No final, deixei uma curiosidade (obrigado Mogh). Ekatrix é presumivelmente uma alusão à personagem Bellatrix Lestrange do universo Harry Potter. O que isso sugere? Em primeiro lugar, o nome. Ekatrix - Belatriz. Além disso, o nome de solteira de Bellatrix é Black. Assim é o título de Ekatrix (the Black). Também sabemos que Bellatrix se especializou em tortura e era uma bruxa extremamente cruel. E nossa Ekatrix lança maldições sobre as almas atormentadas.

 

Isso é tudo neste artigo, mas nossa aventura não termina aí. Nós encorajamos você a fazer sua própria pesquisa. O Tibia ainda está cheio de mistérios e a Tainted Souls Quest parece ser uma daquelas que, apesar de 7 anos de implementação da missão, ainda está esperando para ser totalmente descoberta.

 

Fontes:

https://www.tibia.com/news/?subtopic=newsarchive&id=3194&fbegind=1&fbeginm=5&fbeginy=2015&fendd=31&fendm=5&fendy=2015&flist=10111110

https://www.tibia.com/library/?subtopic=creatures&race=taintedsoul

https://www.tibia.com/library/?subtopic=creatures&race=redeemedsoul

https://guildstats.eu/bosses?world=&monsterName=Ekatrix

https://tibiopedia.pl/monsters/Witch

https://tibiopedia.pl/quests/The_Tainted_Souls_Quest

https://tibiopedia.pl/monsters/ekatrix

https://www.youtube.com/watch?v=nYEDQ1cUAWM

https://static.wikia.nocookie.net/harrypotter/images/b/ba/Bellatrixi.jpg/revision/latest?cb=20150810175219&path-prefix=pl